sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fuinha que bicho é esse?

  Este simpático animal conhecido popularmente como FUINHA (Martes foina), trata-se de um astuto mamífero da familia dos Mustelidae ( pequenos mamíferos carnívoros, alguns aquáticos, e de pêlo espesso) habitam as regiões da Europa e Ásia, na fauna brasileira o seu parente mais próximo é a nossa conhecida lontra (Lontra longicaudis) muito comum na floresta amazônica. As fuinha em geral medem entre 40 a 50 cm de comprimento, possuem uma cauda espessa e volumosa, podem pesar entra 1,1 a 5 kg em média, esses animais alimentam-se de animais de pequeno porte, no geral a dieta das fuinhas abrange répteis,aves, insetos e outros mamíferos como ratos e ratazanas, dentre as aves costuma ter predileção por galinhas. Como são animais oportunistas as fuinhas também podem alimentar-se de sobras de alimentos dos humanos ou inclusive invadir um galinheiro e fazer um banquete. Fuinhas possuem um comportamento bem específico, elas costumam guardar suas sobras alimentares para consumo posterior.
  • Reprodução: Esses animais se reproduzem em períodos sazonais a cada verão, no entanto a implantação do óvulo pelas femeas é retardatária até a próxima primavera seguindo cada ciclo reprodutivo. As gestções duram em média 30 dias resultando de 3 a 7 crias.
  • Fuinhas e o Homem: Na literatura pertinente encontramos relatos que desde o Período Romano as fuinhas ja faziam parte da vida humana, os romanos as usavam para eliminarem os ratos que infestavam os palácios, como são excelentes caçadoras de roedores elas eram domesticadas para tal função. Porém nem sempre a relação humana com as fuinhas e outros mustelideos foi pacífica, a industria da moda foi responsável pelo desaparecimento de diversas espécies de mustelideos no planeta, por causa do pelo esuberantemente belo que estes animais possuem foram alvos dos caçadores durante décadas. Atualmente a industria da moda utiliza o pêlo de fuinhas na confecção de roupas e acessórios. Porém se fazem valer da criação das fuinhas em cativeiro, no entanto relatos da organização dos direitos e defesa dos animais, demontram que os animais em cativeiro vivem em condições precárias.
  • Importância ecológica:  Como todos os animais que vivem em um bioma as fuínhas também possuem sua "profissão" no meio ambiente, a essa profissão que os animais desempenham denominamos de Nicho ecológico, e o nicho das fuinhas é realizar o controle da população de roedores na natureza, de forma deixar a cadeia alimentar equilibrada no habitat onde elas vivem.
 Quando capturada e treinada desde pequena, a fuinha pode ficar mansa como um gatinho, os romanos a usavam para caçar ratos. Quando capturada já adulta, ela consegue adaptar-se bem à nova vida. Existe uma estória de um lorde da Escócia que encontrou uma fuinha ferida e cuidou dela até que ficasse curada. A fuinha, então mudou-se para os estábulos do lorde, acabou com todos os ratos dali e fez amizade com os cavalos, vivendo muito bem com eles. Portanto na atualidade as fuinhas (domesticadas e comercializadas nos pet-shop) e com licença dos orgão de fiscalização de comercio de animais vale ressaltar, são uma excelente e divertida opção de animal de estimação, é claro com seus devidos cuidados, além de serem particularmente umas fofitchas. esperamos que a breve matéria tenha contribuído para matar a curiosidade a respeito desses animais maravilhosos. viva as fuínhas!



Um comentário: